Doença do Refluxo Gastro-Esofágico: domando o dragão

O tratamento da DRGE objetiva cicatrizar lesões (a esofagite erosiva), aliviar os sintomas, e prevenir complicações e recidivas.  É importante você compreender a cronicidade da doença e se comprometer com o tratamento.  A DRGE obriga mudança no estilo de vida (reeducação) e, eventualmente, uso contínuo de medicação (converse com seu médico). Um grupo de medicamentos – os inibidores da bomba de prótons são os mais indicados. Verifique a qualidade e a confiabilidade do medicamento que você está usando.

Existem atitudes muito importantes que você deve saber, são as recomendações dietéticas e posturais para a DRGE:

  • Evitar: alimentos gordurosos,  como: frituras (“fuja, fuja”); chocolate (é bom, mas dá muita queimação…); molhos, maionese, queijo amarelo (é gorduroso prá caramba); leite integral.   Frutas cítricas, carminativos (hortelã, menta).  Bebidas gaseificadas ou alcoólicas (olha ele aí de novo gente!); chá preto, café ou mate.  Evite o cigarro (mais um…).  Se abusar, o fogo sobe (refluxo)!
    Mastigue bem os alimentos. Coma devagar e com calma.
    Elevar a cabeceira da cama (12 a 15cm).
    Evitar refeições copiosas.  Evite líquidos durantes as refeições, muito especialmente os famigerados refrigerantes!  A saúde agradece.
    Não deite após as refeições (facilita o refluxo).  Espere pelo menos duas horas.
    Perder peso.
     
    Tenha sempre em mente essas recomendações.  Seu esôfago agradece!
     
    Sparvoli
     
    Em tempo: por que “domando o dragão?” Por que o bicho cospe fogo, meu irmão!
     
     
     
 
 
 
 

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Doença do Refluxo Gastro-Esofágico: domando o dragão

  1. Mariangela Orestes Nunes diz:

    Parabéns pelas publicações,elas ajudaram muito no entendimento dos problemas, pelos quais meu marido esta passando no momento,é gratificante saber que ele esta sendo orientado por um excelente médico,que Deus o abençoe e ilumine cada vez mais,pois no mundo em que vivemos, se faz necessário termos profissionais que façam a diferença e trasmitam segurança e conhecimento as pessoas.Obrigado por compartilhar sua sabedoria com nós.

Deixe um comentário