Prevenção da doença cardiovascular

Em nossos dias, as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil.

O risco de desenvolver doença das coronárias (angina e infarto do miocárdio) a partir dos 40 anos é de 49% em homens e de 32% em mulheres.  Na média, o primeiro ataque ocorre aos 65 anos para os homens e aos 70 anos para as mulheres.  A tendência permanece de aumento dos casos para o ano de 2020.

A boa notícia é a estimativa de que aproximadamente 90% do risco de infarto corresponde a fatores de risco modificáveis – depende de você! São eles: hipertensão (tome os remédios regularmente, evite sal), diabetes (o bandido do açúcar), dislipidemia (as malfeitoras gorduras saturadas e a gordura trans), sedentarismo (não tem jeito – movimente-se), obesidade abdominal (xooo barriga), tabagismo (apague essa miséria) e estresse psicológico (calma, meu irmão – respire fundo). Evite o álcool (apesar de toda a maciça e sedutora propaganda).

A notícia ruim é que esses fatores de risco costumam estar associados, potencializando seu efeito maléfico!

A utilização do ácido acetilsalicílico (AAS) na prevenção primária das doenças cardiovasculares tem sido motivo de discussão científica.  Atualmente, está consolidado o consenso que, em grupos de alto risco, seu uso está recomendado.  O AAS, diminui o risco de infarto do miocárdio no homens e o risco de acidente vascular cerebral (AVC) nas mulheres.  A dose varia de 75mg a 325mg/dia.  De modo geral, o uso pode ser necessário em homens com mais do que 50 anos de idade e mulheres com mais de 65 anos. Contudo, atenção: isso se justifica se os riscos de sangramento digestivo forem menores do que o risco de um ataque cardíaco!  Sem dúvida, seu médico de confiança é a pessoa mais indicada para julgar os riscos e os benefícios do AAS.  Jamais tome essa decisão por sua conta e risco!

Saúde. Sparvoli.

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s