Hepatite C – grandes esperanças com o Sofosbuvir

Um comitê de experts da FDA, o órgão controlador de medicamentos norte-americano e que serve como um guia para todo o mundo, votou unanimemente para recomendar o remédio Sofosbuvir, produzido pela Gilead Sciences, em combinação com a ribavirina para o tratamento da hepatite C, genótipos 2 e 3.  Essa notícia tem grande importância, pois os portadores dos genótipos 2 e 3 estavam sem novas opções de tratamento, além do Peg-interferon e da ribavirina.  Como sabemos, para os pacientes com o genótipo 1 já dispomos do tratamento triplo, associando os inibidores de protease – o boceprevir ou o telaprevir ao tratamento convencional. Adicionalmente, o comitê também recomendou o sofosbuvir  em combinação com o Peg-interferon e a ribavirina, para pacientes “virgens” de tratamento com o genótipo 1.

O sofosbuvir pertence a uma nova classe de medicamentos denominados de inibidores da polimerase.  Pretende-se usar comprimidos de 400mg, uma vez por dia em combinação com os outros remédios.

 

A recomendação para o uso nos genótipos 2 e 3 é particularmente animadora pois representa o primeiro esquema sem interferon (“interferon-free”) para esses pacientes.  Os experts do comitê consideraram o sofosbuvir um “tremendo avanço” para os pacientes com a hepatite C.  O sofosbuvir está sendo considerado como um remédio com um perfil de segurança muito favorável. Outro aspecto positivo é a diminuição da duração do tratamento – estima-se esquemas durando 12 a 16 semanas!  Existe a expectativa que o FDA tome a decisão de liberar o sofosbuvir para uso no dia 8 de dezembro de 2013.

Esse remédio está sendo saudado com muito otimismo, pois representa o primeiro remédio da “nova geração” que atua nos três genótipos (1, 2 e 3) mais comuns do vírus C em nossa população!  Após a liberação nos Estados Unidos pelo FDA, deverá ocorrer o mesmo em todo o mundo. Resta ver quanto tempo demorará para ser liberado em nosso país e o custo – que deverá ser muito elevado – para comercialização no Brasil.

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , , , , . ligação permanente.

25 respostas a Hepatite C – grandes esperanças com o Sofosbuvir

  1. Expectativa enorme e preocupado com o custo. Fiz o tratamento existente e não respondeu. Conto os dias e me cuido muito para nao piorar meu estado. Como demora! Conto minhas angustias no “otanielsilva.com”. Boa sorte para quem também espera.

  2. Já fiz o tratamento com o Interferon peguilado Ribaverina……no entanto, a minha Hemoglobina caia para 6 e 4…..não pude continuar isso tem 3 nos.Alterou muito minha firritina agora já normalizou…..porem fiquei co psoríase que volta e meia me ataca. Não sei se tem alguma relação. A Hepato achou melhor preservar o Figado. Porem me sinto fraca……tenho 69 anos….obrigada.medico Infecto Celso Mazza do HC………..

  3. joao fula ferreira da ocsta neto diz:

    já fiz dois tratamentos e nada, mas com o anúncios desta nova droga me sinto confortável e na esparança que todos nós portadores do virus da hepatete c seremos curados deste mal.

  4. joao fula ferreira da ocsta neto diz:

    usei interferom, rebavirina, sevastatina e outros, agora por recomendção médica pra inibir o vírus tô usando ursacolo de 300mg.

  5. Giselle diz:

    Qual a expectativa para liberação no Brasil?

  6. ELIANE diz:

    Bom dia Dr Sparvoli minha mãe tem hepatite c com um F4 moderada!!! Faz 15 dias que ela caiu, levei no Ceat mais não quebrou nada ,mais continua com dor do lado direito pode ser o figado que esta doendo?

  7. Ivanir diz:

    Boa tarde!Tenho a Hepatite C, sou f3 e genotipo 1, fiz os dois tratamentos e tive que parar, primeiro porque estava com anemia muito forte, e a segunda vez agora, porque o vírus esta resistente por causa da diabetes tipo 2, a médica falou desse novo medicamento, também tenho esperanças.

  8. HENRIQUE diz:

    QUANDO CHEGA AO BRASIL O MEDICAMENTO PARA O TRATAMENTO DO GENOTIPO 3 DA HEPATITE C

  9. fabiano diz:

    olá meu caro sparvoli sou genótipo1 f2 fiz interferon mais ribavirina por 48 semanas e no terceiro més negativou mas após 6 meses ao final do tratamento voltou minha carga viral antes do tratamneto era 5.04 log e agora como voltou o vírus está com 6.16 estou preocupado por isso pode me ajudar e estou ansioso por esta nova terapia

    • Caro Fabiano
      Fique tranquilo. Essa pequeno aumento na carga viral não tem problema, não influenciará negativamente sua saúde. Você foi o que chamamos recidivante. Ou seja – você quase curou! Bateu na trave! Na nova geração de medicamentos tenho convicção que você alcançará, com facilidade, a CURA completa! Volto a dizer- fique tranquilo, continue se cuidando: boa alimentação, sem álcool e você vai conseguir! Sparvoli

  10. fabiano diz:

    renomado dr agradeço pela resposta e teria mais uma dúvida; e uma pergunta a dúvida é, após 6 meses o término voltou e no dia 26/11/2014 junto com a carga viral meu TGO 24 e TGP 66 e no dia 17/12/14 TGO 35 TGP 88 O QUE O SENHOR ACHA desses níveis e a pergunta é o senhor atende pelo fusex exército pois sou de são gerônimo e como já tive o privilégio de me consultar com o senhor quando estive na marinha em rio grande pois gostaria de me retratar com vossa senhoria ou se puder me indicar um médico renomado como voçê em Porto Alegre agradeço

    • Caro amigo
      Esses valores de TGO e TGP são esperados na sua situação e também não assustam. Sou conveniado do Fusex, sim. Sentir-me-ia honrado em acompanhar seu retratamento, contudo considerando sua atual residência parece-me mais prático fazer em Porto Alegre. Com certeza encontrarás vários gastroenterologistas competentes para te ajudarem Porto Alegre!
      Saúde. Boa sorte
      Sparvoli

  11. fabiano diz:

    prezado dr antonio sparvoli como vai? bem em um mês de fevereiro para março minha TGP baixou de 105 pra 85; é um bom sinal? lembrando dr que não estou em tratamento no momento estou aguardando os novos remédios um forte abraço

    • Oi Fabiano
      Pode ser um bom sinal. Indicaria uma menor atividade da inflamacao no figado! Cuide-se bem pois tratamentos excelentes estao chegando! Tudo de bom
      Sparvoli

      • Eliane diz:

        OI Dr. Sparvoli gostaria de saber se ja chegaram os novos medicamentos da hepatite C?

      • Eles ja foram aprovados pela ANVISA. Espera-se que brevemente possam ser usados. Talvez por volta de julho! Entao uma nova era no tratamento da hepatite C vai se iniciar. A expectativa eh muito grande!
        Sparvoli

  12. Maria Jose Zerbini da Cruz diz:

    Dr. Sparvoli, estou com meu marido com Hepatite C, faz hemodiálise todos os dias da semana, está dependendo desta nova medicação para fazer o tratamento pois não poderá receber o rin sem primeiro tratar a Hepatite C. Me ajuda por favor me informando se esta medicação já está no Brasil pois o caso dele é emergencial. Obrigado!!

    • Oi Maria Jose
      As novas medicações já estão no Brasil, sim! Nesse momento, apenas aguardamos que o Governo libere o protocolo que regerá seu uso pelos pacientes. Existe uma grande expectativa por esse momento, que esperamos aconteça em breve!
      Mantenha-se firme que falta pouco.
      Sparvoli

Deixe uma Resposta

