Gengiva inflamada

A gengivite é uma doença inflamatória muito comum.  Causada principalmente por uma incorreta higienização oral que facilita a criação de placa dental.  Pequenas quantidades de alimentos se alojam entre os dentes e a gengiva e facilitam o crescimento de bactérias.  Mesmo que a quantidade de alimentos acumulada entre os dentes e a gengiva seja relativamente pequena, os químicos tóxicos produzidos pelas  bactérias causam inflamação e sangramento gengival.  No começo, o osso e o tecido alveolar onde se fixam os dentes não são afetados. Umas das consequências desta proliferação bacteriana são gengivas extremamente inflamadas, sensíveis, avermelhadas, que sangram facilmente, ou seja, gengivite.

Sem os cuidados necessários, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente (periodonto) que promovem sua sustentação, provoca reabsorção óssea, retração da gengiva e, consequentemente, perda dos dentes.

Outro preocupante problema, infelizmente ainda pouco conhecido, a endocardite bacteriana é uma complicação grave  da periodontite. As bactérias relacionadas com a periodontite podem disseminar-se pelo sangue, indo habitar as válvulas do coração e afetar gravemente a circulação do sangue e o funcionamento do coração.  Na verdade, é impressionante saber que a escova de dentes e o fio dental protegem seu coração!

perio

A gengivite pode, ainda, ser associada a enfermidades, como herpes labial, diabetes, epilepsia, aids, leucemia, hipovitaminose, ou alérgica.  A gengivite é ligeiramente mais prevalente no sexo masculino do que no feminino, isto porque as mulheres (viva elas!) tendem a ter uma melhor higiene bucal.

gengivas

A escovação adequada dos dentes e o uso do fio dental especialmente depois de se alimentar e antes de deitar, assim como ir regularmente ao dentista são fundamentais.  Deve-se também evitar o consumo de açúcar e não fumar para prevenir a gengivite, a periodontite e suas complicações.

Cuide-se.  Saúde!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s