Inflamação – o que é?

inflamação é uma reação do corpo a uma infecção ou lesão dos tecidos. A área comprometida fica avermelhada e quente. Isso ocorre devido a um aumento do fluxo de sangue e demais líquidos corporais migrados para o local. Costuma ocorrer dor e edema (inchume local). Na região inflamada acorrem células provenientes do sistema imunológico: leucócitos (“glóbulos brancos”), macrófagos e linfócitos.

Inicialmente, a inflamação é um processo defensivo.  Contudo, em algumas doenças esse processo pode apresentar caráter prejudicial, lesivo.  A dor é causada principalmente pela estimulação das terminações nervosas por algumas das substâncias liberadas durante o processo inflamatório.

Existem dois tipos principais de inflamação, de acordo com a velocidade de instalação: a aguda e a crônica. Inflamação aguda se instala rapidamente – um exemplo ocorre após um acidente com lesão tecidual. A inflamação crônica se inicia de forma lenta, como por exemplo nas doenças reumatológicas tais como a artrite reumatoide.

Os processos inflamatórios fazem parte de um enorme número de doenças.  Sua correta identificação e adequado diagnóstico diferencial serão obtidos através de uma avaliação criteriosa e uma investigação completa.  Fale com seu médico que ele lhe orientará.

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s