Enfrente seus medos

coragem

Faça a coisa que você mais tem medo e a morte desse medo é certa.”

Mark Twain. Samuel Langhorne Clemens (1835 – 1910), mais conhecido por seu seu nome artístico Mark Twain,  foi um escritor americano. Escreveu The Adventures of Tom Sawyer(1876) e  Adventures of Huckleberry Finn(1885). Twain nasceu durante uma passagem do cometa de Halley e fez a previsão que também “iria com ele”.  De fato, ele morreu no dia subsequente ao retorno do famoso cometa.

Do ponto de vista técnico, Fobia é o temor, aversão ou medo exagerado ante situações, objetos, animais ou lugares.  O tratamento mais indicado é a psicoterapia.  Os métodos psicoterapêuticos mais utilizados são: 1) Cognitivo; 2) Psicodinâmico;                                      e  3) Comportamental – A exposição controlada e progressiva ao objeto fóbico (“aquilo que lhe provoca o medo”): provavelmente o inteligente e divertido Twain diria algo como: “eu não disse?”

É interessante que o inesquecível Ayrton Senna (1960-1994)  também tem uma frase no mesmo sentido: “O medo faz parte da vida da gente.  Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação.”

 

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Enfrente seus medos

  1. Francine diz:

    “Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” Leonardo da Vinci

    Dentro do setting terapêutico um belo ensinamento ecoa: “Conheças todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”(Carl Gustav Jung foi um psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, também conhecida como psicologia junguiana)

    • Muito interessante tua contribuição, Francine. Escolhesses dois gênios, Leonardo e Jung, para demonstrar tuas idéias, em dois assuntos que me são caros: o eterno aprender e o contato humano e humanitário. Obrigado. Sparvoli

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s