Chocolate – meu bem, meu mal?

Sabor fantástico, mas muito calórico, o chocolate é  vilão das dietas, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis. Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonóides –antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares– e de substâncias precursoras da serotonina –responsável pela sensação de prazer e  bem-estar.

Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Ele contém vitaminas –A, B, C, D e E– e sais minerais, como o ferro e o fósforo. De qualquer modo, por ser muito calórico, deve ser consumido com moderação.

Todos são unânimes em dizer que a melhor opção é o chocolate amargo, rico em cacau. É no fruto que estão os principais benefícios do chocolate. Na versão ao leite a substância também aparece, só que mais tímida, enquanto no chocolate branco só lhe resta a manteiga de cacau – ou seja, apenas a gordura. Fuja desse.

O chocolate amargo que tem mais de 70% de cacau é benéfico para a saúde cardiovascular: ele  melhora a elasticidade arterial que ajuda no controle da hipertensão e possui uma substância semelhante à cafeína que teria ação na prevenção da aterosclerose.

Mas atenção: aqui não vale a máxima quanto mais, melhor – 30-50 gramas por dia (aproximadamente um bombom, unzinho só, viu sujeito?) bastam para manter a saúde sem pesar na balança. O chocolate é muito calórico – chega a ter 530 calorias em cada 100 gramas. Daí que exagerar na dose leva ao ganho de peso.

Chocolate é uma delícia.  Mas é preciso sabedoria e muito auto-controle para usufruí-lo sem se prejudicar!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
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