Pólipos – destruindo o inimigo

Um pólipo no reto ou no cólon (intestino grosso) é um crescimento, uma elevação, que se projeta da parte interna dos órgãos.

Os pólipos do cólon e reto geralmente são benignos. Pode haver um único ou vários pólipos e eles se tornam mais comuns à medida que as pessoas envelhecem. Sabe-se que é elevada a prevalência de pólipos colônicos, principalmente os assintomáticos (não causam sintomas) e sua correlação com a incidência de câncer colorretal. A seqüência adenoma-carcinoma é a principal causa do câncer colorretal e correlaciona-se com o aumento do número de casos dessa doença. Chama-se sequência adenoma-carcinoma a progressão do pólipo adenomatoso (que inicialmente é benigno) para o câncer de cólon.

A classificação dos pólipos do cólon e reto não envolve somente o tipo adenomatoso, como também os inflamatórios, hiperplásicos e juvenis. Essa classificação é definida pelo estudo feito ao microscópio pelo médico patologista, depois que o pólipo foi retirado (“polipectomia”). Acredita-se que entre estes, os hiperplásicos, que na grande maioria permanecem benignos, eventualmente, também possam levar ao início de um processo maligno focal..

Assim, torna-se muito importante a retirada dos pólipos hiperplásicos e adenomatosos. Deve-se compreender com clareza, a importância da remoção dos pólipos, pois a mesma impede a progressão da seqüência adenoma-carcinoma, possibilitando a prevenção do câncer no intestino grosso.

Em nossos dias, a retirada dos pólipos é feito através da colonoscopia, que permite a inspeção adequada do reto e do cólon e, se necessário, a remoção dos pólipos.

Entenda bem, meu amigo, dentro do campo da prevenção, a colonoscopia, que possibilita a identificação dos pólipos e a subsequente retirada – a profilática destruição do inimigo – tem um papel de elevado destaque!

Saúde!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s