Pare de fumar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.  No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres). Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos  por ano, em consequência do cigarro.

Se parar de fumar agora…

. após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal
. após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue
. após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
. após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
. após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora
. após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou!

Táticas para parar de fumar:

  • Parada Imediata: você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção. Sugiro que escolha uma data que lhe seja particularmente importante do ponto de vista emocional: um aniversário de um filho, por exemplo.
  • Parada Gradual: você pode utilizar este método de duas formas:
  • Reduzindo o número de cigarros:  Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais. no segundo – 25  no terceiro – 20  no quarto – 15  no quinto – 10 no sexto – 5.      O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
  • Retardando a hora do primeiro cigarro:       Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas, no segundo às 11 horas, no terceiro às 13 horas,  no quarto às 15 horas,  no quinto às 17 horas,  no sexto às 19 horas,   o sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

A recaída não é um fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar. Dê várias chances a você… até conseguir. A maioria dos fumantes que deixaram de fumar fez em média 3 a 4 tentativas até parar definitivamente.

Fonte: INCA – BVS

Irmãozinho, isso é uma coisa tão fantásticamente importante para a sua saúde, faça tudo que puder para deixar esse vício terrível. Eu sei, é difícil, pode ser até muito difícil, mas você conseguirá, eu tenho certeza! Prepare-se e pare!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
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