Importância da alegria para o idoso

Embora seja um fenômeno natural e universal, o envelhecimento ainda não tem suas bases fisiológicas e seus papéis funcionais bem conhecidos. O que se sabe a respeito do processo de envelhecimento provém de estudos realizados nas últimas três décadas.

Na última década, mais de 300 teorias (hipóteses) a respeito dos mecanismos responsáveis pelo envelhecimento foram propostas.  O que demonstra, na verdade, a falta de convicção, a respeito de uma grande teoria, mas demonstra, bem, que estamos tentando.  Esforço acontece pois, finalmente, nos apercebemos da grande questão médica, social, política e econômica que o crescimento acelerado da população idosa trará a nossa sociedade.

Destaque-se que os seres humanos são os únicos dentro do reino animal que possuem uma vida longa considerável após o período reprodutivo.

Infelizmente, o Brasil tem um grande número de idosos que sofre um forte processo de exclusão social. A constatação de que houve um aumento na expectativa do tempo de vida da população, apesar do processo de exclusão e de seus efeitos maléficos sobre os idosos, leva a pensar que o fator responsável seja o avanço nos serviços de saúde e a melhoria ao seu acesso. Existem dados, entretanto,  sugestivos de que esse fator, embora significativo, não se mostra o único responsável pelo aumento do tempo de vida dos idosos. De fato, fatores como atividades sociais e atitudes pessoais removem ou reduzem a sensação de inutilidade, exploração, fragilização e falta de perspectivas deles e são reconhecidas como extremamente saudáveis para os idosos.

Lembre-se:  atualmente está bem conhecido que o prazer dado pelos momentos de alegria estimula o sistema imunológico,  ao passo que a tristeza e a depressão inibem esse sistema facilitando vários problemas de saúde.

Respeite e seja um idoso respeitado.

Sparvoli

 

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s