Dieta saudável

Embora alcance às origens da civilização, a relação entre alimentação e saúde nunca foi tão visível quanto atualmente.  Dietas ricas em gordura, sal e açúcar e pobres em carboidratos complexos, vitaminas e minerais, aliadas a um estilo de vida mais sedentário, são responsáveis pelo aumento de doenças ligadas à dieta, tais como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão, osteoporose e câncer. Em contrapartida, de longa data acredita-se que o consumo de frutas e hortaliças auxilia na prevenção destas doenças.

Como demonstração desse efeito benéfico quero citar os fitoquimicos – principios ativos de alimentos funcionais.  Vejamos três exemplos:

  • Ácidos Fenólicos: componentes funcionais com ação anti-oncogênica, anti-sépticos e anti-oxidantes.  Apresenta como fonte os alimentos: cenoura, tomate, berinjela, pimentão, frutas cítricas, couve, brócolis, cereja, etc.
  • Ácido α-linolênico: estimula o sistema imunológico e reduz as inflamações, encontrado na natureza em óleos de linhaça, colza, soja; nozes e amêndoas.
  • Catequinas: são compostos polifenólicos encontrados em alguns alimentos que fazem parte de uma categoria chamada de flavonoides.  Reduzem a incidência de câncer do intestino, estimula o sistema imunológico, tem ação preventiva cardiovascular. A capacidade antioxidante das catequinas é cem vezes maior do que a da vitamina C. Encontrado nos chás, cerejas, uva e chocolate.

Meu amigo, se você não tem o costume de ingerir esses magníficos alimentos – acostume-se. Sua saúde vai lhe agradecer!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
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2 respostas a Dieta saudável

  1. Rita Letícia Baz dos Santos diz:

    A minha alimentação ultimamente é bem saudável,verduras,legumes.
    Só não consigo comer carne vermelha e frago,ai como peixe,ovo é a minha proteína.
    Faço caminhada todos os dias 1 hora.
    Estou me preparando para uma velhice saudável….

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