AVC – fatores de risco

Os fatores de risco para AVC (Acidente Vascular Cerebral) podem ser subdivididos:

  • modificáveis (HAS (pressão alta), dislipidemia, diabetes mellitus, obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, fibrilação atrial, AVC e ataque isquêmico transitório prévios,
    enxaqueca, uso de anticoncepcional oral, estenose carotídea)
  • não modificáveis (idade, sexo, fatores genéticos).

No estudo INTERSTROKE, publicado em julho de 2010, 80% dos casos de AVC foram causados por HAS, tabagismo, obesidade abdominal, dieta inadequada e sedentarismo. Os outros 10% foram atribuídos a diabetes, álcool (“te achei de novo bandidinho”), estresse emocional, depressão, doenças cardíacas e altos níveis de apolipoproteínas. Portanto, 90% dos AVC tiveram causas modificáveis.

A pressão alta é o mais importante fator de risco modificável para AVC e o seu tratamento está entre as estratégias de prevenção mais efetivas. A dieta DASH reduz o risco de AVC. Na verdade, a dieta DASH parece ser uma estratégia não medicamentosa promissora, de baixo custo e sem efeitos colaterais, para a prevenção do AVC.

Um dado impressionante: pesquisadores verificaram que a redução de sal na dieta para 3 g/dia teria o mesmo efeito nas taxas de eventos coronarianos que a redução de 50% do uso de tabaco, ou a diminuição de 5% no índice de massa corporal em adultos obesos, ou o uso de estatinas para tratamento de pessoas com risco baixo ou intermediário de eventos cardiovasculares. Uma redução modesta no consumo de sal melhora a qualidade de vida e reduz substancialmente os eventos cardiovasculares e consideravelmente os custos com a saúde. Por outro lado, atualmente, está muito claro que qualquer medida que seja boa para o coração também será boa para o cérebro!

Prevenção é a palavra-chave!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s