Cirrose – o que é?

A cirrose é uma doença crônica do fígado decorrente da destruição e regeneração das células hepáticas.  Esse processo acarreta fibrose (“cicatrização”) e forma nódulos por todo o fígado.  Provoca uma desorganização da estrutura do fígado, afetando também a circulação sanguínea do órgão.

A cirrose faz com que o fígado produza tecido de cicatrização no lugar das células saudáveis que morrem. Com isso, ele deixa de desempenhar suas funções normais como produzir bile (agente digestão de gorduras), auxiliar na manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue, produzir proteínas, metabolizar o colesterol, o álcool e alguns medicamentos, entre muitas outras funções.  Contudo, esse processo desenvolve-se com velocidades variáveis ao longo da vida da pessoa.

A capacidade regenerativa do fígado é conhecida e até faz parte da mitologia grega (a história de Prometeu). É possível retirar cirurgicamente mais de dois terços de um fígado normal e a porção restante tende a crescer até praticamente o tamanho normal, com um processo de multiplicação celular que se inicia precocemente, através de mecanismo ainda não bem esclarecido (o mesmo acontece com o transplante hepático intervivos, em que o receptor recebe uma porção do fígado do doador e depois o fígado de ambos crescem).

O uso abusivo de álcool (ele de novo!) fez crescer o número de portadores de cirrose nos últimos anos. Muitos casos são devidos ao Vírus C e ao Virus B das hepatites e a pessoa pode ter cirrose sem nunca ter consumido álcool.  Contudo, vários casos são devidos à presença dos vírus B e C associados com o consumo de álcool (outra vez – será que está em todas? Ahhh, eu sei, nas propagandas fantásticas e milionárias de álcool ninguém fala dessas “pequenas coisas”… tudo bem são detalhes…).

 

Informação é saúde. Evite ser enganado.

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s