HPV (4)

Em relação ao HPV, é importante você saber:

  • Pesquisas indicam que são grandes as chances de contrair o HPV no início da vida sexual, mas é impossível prever se será com o primeiro, segundo ou com o terceiro parceiro. Tomar a vacina é sempre um benefício, em qualquer idade. Mesmo tendo contato com um tipo de HPV, a vacina vai protegê-lo dos piores tipos, como o 16 (responsável pelo maior número de casos de câncer).
  • Mesmo após a “cura” das lesões (verrugas genitais) que o médico tratou, os testes de biologia molecular (hibridização molecular e captura híbrida) ainda podem ficar positivos até o organismo eliminar totalmente o vírus, o que pode demorar de 8 a 24 meses. Assim, não adianta ficar ansioso e realizar exames muito seguidamente. Recomendam-se exames semestrais/anuais para controle após cura da doença clínica (verrugas genitais e lesões na vagina e colo do útero).
  • Há uma centena de tipos de HPV, mas a maioria das infecções é causada por  apenas quatro deles. As versões 16 e 18 do vírus são responsáveis por 70% dos  casos de câncer de colo de útero. Já os HPV 6 e 11 respondem por 90% das  verrugas genitais.
  • O INCA  (Instituto Nacional do Câncer) informa a ocorrência de 18.000 casos novos de  câncer do colo uterino no Brasil a cada ano, e que aproximadamente 4.000  mulheres morem de câncer do colo uterino no Brasil.

Informe-se. Cuide-se.

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s