Dispareunia

A dor durante a relação sexual, chamada de dispareunia, é uma queixa comum entre as mulheres que procuram atendimento ginecológico. Muitas mulheres relatam dor ocasional com o coito, mas algumas mulheres têm dores com cada episódio de relações sexuais.

Afeta cerca de um quinto das mulheres em algum ponto das suas vidas.

Essa tipo de dor que ocorre durante a relação sexual tem, na maioria das vezes, causas orgânicas. Os fatores psicológicos também podem estar envolvidos. Nesses casos, pode haver associação com trauma sexual prévio, sentimentos de culpa ou atitudes negativas em relação ao sexo.

Deve-se atentar para causas que podem diminuir a lubrificação vaginal e causar atrofia vulvovaginal, como a menopausa ou o uso de alguns medicamentos.

Infecções vulvares, vaginais, doença inflamatória pélvica, endometriose, retroversão uterina, miomatose, patologias dos anexos (ovários e trompas), aderências pélvicas ou doenças do trato urinário também provocam dor na relação sexual.

O tratamento deve ser direcionado para a causa do problema. Normalmente, o tempo de tratamento da dispareunia provocada por causa física, é quase que imediata após o início dos medicamentos e/ou procedimentos médicos ou, logo depois do tempo de recuperação da cirurgia indicada no caso. O tempo médio de tratamento da dor gerada por causa psicológica, é de 2 a 6 meses, sendo que, o tratamento conjunto do casal, obviamente reduz substancialmente o tempo da terapia proposta.

Informação é saúde.  Converse com seu ginecologista que certamente ele/ela saberá lhe orientar!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s