CA-125

O que é o exame CA-125?

É um marcador tumoral. Os chamados marcadores tumorais (MT) são substâncias utilizadas como indicadores de malignidade, ou seja tentam detectar a presença de tumores malignos. Contudo, os marcadores tumorais conhecidos até hoje não são sensíveis o suficiente para serem usados em triagem populacional ou para o estabelecimento isolado de diagnóstico primário de câncer.

O CA 125 é o marcador tumoral utilizado principalmente como para câncer de ovário, sendo também útil para câncer de endométrio e endometriose.

O valor de referência é de 35 U/ml na maioria dos trabalhos científicos, podendo ser considerado 65 U/ml quando o objetivo é uma maior especificidade.

A sensibilidade para o diagnóstico de câncer de ovário é de 80 a 85% no tipo epitelial variando de acordo com o estadiamento, sendo de 50% no estádio I, 90% no estádio II, 92% e 94% nos estádios III e IV, respectivamente.  Explique-se: quanto maior o estádio (variando de I a IV) mais avançada a doença e mais intensamente se altera esse marcador tumoral.

Endometriose: o grau de elevação do CA 125 varia com a severidade da doença,
sendo a positividade de 8%, 19,6%, 44,7% e 86,7% nos estádios I, II, III e IV,
respectivamente.

Câncer de endométrio: há aumento de CA 125 em 22,4% dos casos nos estádios I e
II e em 81,8%, nos estádios III e IV (14). A elevação pré-operatória é indicativa de acometimento extra-uterino em 95% dos casos.

A medição do CA 125  e ultrassonografia pélvica são dois exames fundamentais para estabelecer o diagnóstico do câncer de ovário. A laparoscopia exploratória seguida de biópsia do tumor, além de úteis para confirmar o diagnóstico, permitirá a observação se há comprometimento de outras regiões e órgãos.

Esses exames são úteis contudo, isoladamente, não são suficientes.  Nada substituirá a avaliação que seu médico lhe submeterá.

Saúde!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s