Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas.  Ela ataca o sistema respiratório e resulta na redução ou até mesmo na obstrução ao fluxo de ar. Existe interação entre fatores genéticos e ambientais que se manifestam como crises de falta de ar devido ao edema (“inchaço”) da mucosa brônquica, a hiperprodução de muco nas vias aéreas e a contração da musculatura lisa das vias aéreas, com consequente diminuição de seu diâmetro (broncoespasmo). Pólen, mofo, ácaros, fumaça de cigarro, poluentes do ar, gases químicos, inseticidas, poeiras e até determinados alimentos, como o leite e os ovos, podem desencadear as crises.

As crises são caracterizadas por vários sintomas como: dispneia (“falta de ar”), tosse e sibilos (“chieira, chiados no peito”), principalmente à noite. Na maioria das vezes não há expectoração ou se tem é tipo “clara de ovo”. A asma é a principal causa de tosse crônica em crianças e está entre as principais causas de tosse crônica em adultos.

Cuidados:

  • Não fume. Numa família de asmáticos ninguém deve fumar. Evite o contato com fumaça e com fumantes;
  • Fumaças, gases, cheiros de tinta, de produtos de limpeza ou de higiene pessoal e perfumes podem ser prejudiciais aos asmáticos.
  • Use broncodilatadores ou outros medicamentos prescritos por seu médico. Evite a chamada medicação caseira. Inaladores orais podem ser muito eficientes;
  • Combata a azia, que predispõe as pessoas a crises de asma.  A azia é sintoma da Doença do Refluxo Gastro-Esofágico.  O tratamento do refluxo pode melhorar a asma e/ou a tosse crônica em alguns pacientes.
  • Cuidado com estresse emocional e a prática de exercícios vigorosos que podem agravar os sintomas.

Atualmente, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente três medicamentos para o tratamento da asma – brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol – em mais de 20 mil farmácias privadas credenciadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular e nas mais de 500 farmácias da rede pública de saúde. Esse programa costuma oferecer remédios de boa qualidade. Informe-se!

Sparvoli

 

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s