Vitamina B12

A vitamina B12 é hidrossolúvel, não-sintetizada pelo organismo humano, presente em alimentos de origem animal. Sua deficiência é muito freqüente entre idosos, vegetarianos e indivíduos que adotam baixa dieta protéica ou apresentam problemas de absorção gastrintestinal. A deficiência de vitamina B12 leva a transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares, principalmente, por interferir no metabolismo da homocisteína.  Muitas vezes a deficiência pode permanecer assintomática por longos períodos, desencadeando uma deficiência crônica que, se mantida, pode levar a manifestações neurológicas irreversíveis.

A dosagem sérica de vitamina B12 pode ser difícil por questões técnicas, podendo ocorrer sintomas de deficiência mesmo com vitamina B12 sérica dentro dos níveis normais ou, de outro modo, ocorrendo baixos níveis de vitamina B12 sérica sem, contudo, apresentar baixos níveis da fração de vitamina realmente disponível para as células e sem apresentar sintomatologia.

A fonte natural de vitamina B12 na dieta humana restringe-se a alimentos de origem animal  especialmente leite, carne e ovos. 

Essa deficiência deve ser considerada um importante problema de saúde pública, principalmente entre pessoas idosas e indivíduos que adotam uma dieta estritamente vegetariana, conhecidos como vegans ou veganos. Nesses indivíduos recomenda-se a suplementação com a vitamina B12.

Em países industrializados, estudos epidemiológicos mostraram uma prevalência da deficiência de vitamina B12 na população de 20% (5%-60% conforme a definição de deficiência de vitamina usada no estudo). Em países em desenvolvimento foi verificada alta deficiência de vitamina B12 em gestantes, lactantes e crianças em período de amamentação.

A deficiência da vitamina B12 pode aparecer também em pessoas não vegetarianas, podendo trazer lesões irreversíveis.  Esteja atento.

Saúde!

Sparvoli

 

.

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s