Curiosidades – sistema circulatório

Você sabia que?

  • A aorta, a  maior e mais importante artéria do sistema circulatório do corpo humano. Dela se derivam todas as outras artérias do organismo. A aorta se inicia no coração, na base do ventrículo esquerdo, e termina à altura da quarta vértebra lombar, onde se divide nas artérias ilíacas comuns. Ela leva sangue oxigenado para todas partes do corpo através da circulação sistêmica.  Para fazer essa importante função ela tem quase o diâmetro de uma mangueira de jardim!
  • Os capilares, por outro lado, são tão pequenos que são necessários dez deles para igualar a espessura de um fio de cabelo humano. Os capilares constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células. Estes vasos estão em comunicação, por um lado, com ramificações originárias das artérias e, por outro, com as veias de menor dimensão.
  • Seu corpo tem cerca de 5,6 litros de sangue Esse volume circula através do corpo, três vezes a cada minuto. Volemia é um termo médico para a quantidade de sangue circulando no corpo.
  • O coração bombeia cerca de 1 milhão de barris de sangue durante a extensão média de uma vida.  Isto é suficiente para encher mais do que 3 super navios petroleiros.  Fantástico órgão! O coração humano tem uma massa entre 250 e 350 gramas e tem aproximadamente o tamanho de um punho. Está localizado na parte anterior à coluna vertebral e posterior ao esterno.Está colocado em uma bolsa de parede dupla chamada pericárdio A parede exterior do coração humano é composta por três camadas. A camada exterior é chamada de epicárdio. A camada do meio é chamada de miocárdio e é composta de músculo cardíaco que se contrai (daí se origina o nome “infarto do miocárdio”, quando essa camada muscular fica gravemente doente). A camada interna é chamado de endocárdio e está em contato com o sangue que o coração bombeia.

Informação correta é saúde!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s