Câncer de esôfago – fatores de risco

O câncer de esôfago é um dos tumores com mais alta variabilidade entre as diferentes regiões.   Suspeita-se que fatores ambientais e nutricionais estejam relacionados.  No Brasil, temos cerca de 10.500 casos novos e 5.000 óbitos anualmente.  O Rio Grande do Sul tem uma incidência elevada comparativamente a outras regiões do país.

Sua frequência é  maior entre os homens em relação às mulheres, na proporção de 3:1.  Incide principalmente a partir da sexta década de vida e raramente antes dos trinta anos.

São considerados fatores de risco para esse temível tipo de tumor:

  • fumo e álcool  (bah! essa dupla miserável de novo!  Ué, as propagandas de álcool não lhe disseram mais essa?): são os principais fatores de risco.  A associação entre os dois aumenta o risco em relação a cada um dos fatores isoladamente.  Sabe assim, quando dois malfeitores se associam para a prática do mal?
  • esôfago de Barrett (transformação do tecido da mucosa no 1/3 inferior do esôfago): é uma condição pré-neoplásica que pode evoluir para o câncer de esôfago.
  • ingestão acidental ou proposital de substâncias cáusticas (tentativa de suicídio com soda cáustica).
  • Nutrição: o baixo nível socioeconômico e as deficiências de vitaminas A e C, de molibdênio, zinco e ferro são considerados fatores de risco.
  • agentes infecciosos: a infecção pelo papilomavírus 16 ou 18, à semelhança do observado para o câncer do colo do útero, também pode ser um fator de risco. O vírus tem sido notado em quase 50% dos cânceres na China, que é um país de elevada incidência.
  • Ingestão de bebidas muito quentes: no Sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, a ingestão de chás ferventes ou chimarrão muito quente, desde a infância, é  responsável pelo aumento da incidência desse tipo de tumor.

Previna-se. Proteja o seu esôfago.

Sparvoli

 

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s