Estresse no trabalho e risco coronariano

Um trabalho realizado na Inglaterra, verificou que estar estressado no trabalho foi associado com um aumento em quase 25% no risco de doença coronariana, em trabalhadores.  Os pesquisadores fizeram um estudo estatístico denominado meta-análise, reunindo vários estudos europeus e verificaram a associação acima referida, segundo o Dr. Mika Kivimaki, da University College London.  Os autores afirmaram que o risco foi “pequeno mas consistente” mesmo depois de ajustes para estilo de vida e fatores demográficos. Essa meta-análise pesquisou dados de 13 estudos, envolvendo 197.475 trabalhadores europeus.  A análise do estresse laboral incluiu questões sobre a quantidade de trabalho, exigências do serviço, se o indivíduo tinha tempo suficiente para realizar seu trabalho, assim como se tinha liberdade de decisão e se aprendia novas coisas no emprego.   Os cientistas consideraram que o risco pode ser maior caso o estresse se mantiver por períodos prolongados.

Num editorial acompanhando a publicação, o Dr. Bo Netterstrom, de Copenhagem, afirmou que a prevenção do estresse no lugar de trabalho, pode reduzir o risco de doença coronariana (angina e infarto do miocárdio) numa extensão até maior do que o calculado pelos pesquisadores que realizaram a meta-análise.

Parece ser consenso geral que você trabalhar num ambiente tranquilo, estimulante, com liberdade de decisões, com tempo adequado para cumprir suas obrigações deve ser bem mais saudável.  Contudo, quando se vê essa questão recebendo uma abordagem científica, com sólida metodologia, a gente passa a respeitar mais profundamente esse problema.

Às vezes, sabemos de serviços em que o trabalhador tem apenas poucos minutos para realizar suas refeições e vive ameaçado por metas exageradas a cumprir.  Pobres coronárias…Pobre estômago…

Poupe sua saúde. Preserve sua vida.

Sparvoli

 

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Estresse no trabalho e risco coronariano

  1. angela da silva diz:

    O SR :é genial,de sua paciente Ângela silva…..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s