Osteoartrite

O que é a osteoartrite?

Primeiramente, você deve estar consciente que suas articulações são partes vulneráveis do seu corpo.  Frágeis, as articulações são as primeiras a sofrer algum dano caso ocorra algum tipo de acidente ou trauma. À medida que envelhecemos, as juntas podem se degenerar. Diminui a densidade dessas articulações escorregadias que absorvem choques.  Você vai perdendo os amortecedores que Deus lhe deu!  Com a perda desses amortecedores naturais, seus ossos também perdem a capacidade de deslizar, começando a atritarem-se diretamente um contra o outro.  Isso dói.  Em resumo, a osteoartrite é uma doença na qual a cartilagem que cobre os ossos e forma a superfície das articulações torna-se mais fina e áspera. Devido a isso, acaba protegendo menos os ossos, que passam a atritar-se uns contra os outros, fazendo com que as articulações se inflamem.  Isso dói. Dificulta caminhar. Atrapalha os movimentos. Creia-me, é bem ruim.

Oitenta e cinco por cento das pessoas que chegam aos 85 anos terão osteoartrite nos joelhos, se não houver prevenção.

A deterioração das juntas afeta os atletas profissionais que colocam sobre elas uma pressão exagerada durante suas carreiras. Para o individuo “normal”, manter o peso adequado é uma das recomendações mais importantes para poupar as articulações. Cuide a postura – a má-postura aumenta as chances de osteortrite. Existem causas hereditárias. As carências de vitamina C e D e a falta de cálcio também contribuem para a doença. As atividades que precisam ser executadas em posição ajoelhada, por exemplo, costumam acentuar a osteoartrite de joelhos.

É importante que o indivíduo com osteoartrite mantenha boa saúde geral, elimine os fatores de risco, como o excesso de peso corporal, preserve uma boa força muscular e, acima de tudo, reconheça a sua própria responsabilidade no controle do tratamento.

Saúde!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s