Depressão – o anjo de asa negra (2)

Se o anjo da asa negra estiver sobrevoando sua cabeça fique atento! Cerca de 10 a 15% dos casos de depressão podem ser causados por medicação, drogas ilegais ou doenças neurológicas ou clínicas.   Por exemplo, a depressão pode ser resultado do uso crônico de beta-bloqueadores, corticosteróides como a prednisona (meticorten), benzodiazepínicos (remédios para ansiedade, tranquilizantes como o diazepan, lorazepan, bromazepan e outros).  A suspensão necessária de estimulantes do sistema nervoso central como as anfetaminas e a cocaína, podem também precipitar depressão.

Pacientes com doenças que provocam demência, tal como o Alzheimer, são propensos à depressão.  A depressão pode ser uma consequência de um Acidente Vascular Cerebral, afetando cerca de 25% das pessoas que tiveram uma isquemia na área frontal esquerda do cérebro.

Adicionalmente, uma tireóide trabalhando pouco (“hipotireoidismo”) pode conduzir à depressão.  Uma doença chamada síndrome de Cushing, em que existe uma super-produção do hormônio cortisol pela glândula supra-renal, pode causar ou depressão ou mania em alguns pacientes.

Não se curve ao anjo de asa negra.  Afaste a depressão. Procure uma psicoterapia ou converse com seu médico a respeito do uso de antidepressivos.  Se for diagnosticado uma doença clínica a correção desta poderá terminar definitivamente com esse desconfortável problema.

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s