Treinamento muscular – benefícios

A massa muscular declina acentuamente depois da meia-idade – aproximadamente 15% por década começando aos 60 anos e ainda mais fortemente depois dos 80 anos.  Essa perda de força, combinada com déficits relacionados com a idade no equilíbrio e na coordenação, são grandemente responsáveis pelas quedas sofridas cada ano por um em cada três americanos acima dos 65 anos.

O treinamento da força muscular é o único tipo de exercício  que pode substancialmente diminuir e mesmo reverter esses declínios, dramaticamente diminuindo o risco de quedas e fraturas, reconstruindo músculos atrofiados e fazendo as articulações (“juntas”) mais fortes e flexíveis.  Esse tipo de exercício pode aumentar a massa óssea, trocar gordura por músculo e melhorar o equilíbrio. 

O treinamento muscular pode ser tão efetivo quanto o exercício aeróbico em aumentar o colesterol HDL (“colesterol bom”) e em diminuir o colesterol LDL (“colesterol ruim”) e a pressão diastólica (“o menor número na medida da pressão arterial”).

Esse tipo de exercicios aumenta o metabolismo, portanto queimando gordura e ajudando a manter o peso e as taxas de glicemia (“açúcar no sangue”) estáveis, tudo isso é muito útil para diabéticos.

Exercite-se! Obtenha saúde!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
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