Rastreamento do câncer de intestino

De acordo com a Sociedade Americana do Câncer e várias outras organizações mundiais, o rastreamento do câncer de cólon (intestino grosso) deve começar aos 50 anos.  Existem várias estratégias:

  • pesquisa de sangue oculto nas fezes: envolve colocar uma pequena quantia de fezes num cartão e submetê-lo a análise laboratorial, que pode revelar traços de sangue nas fezes, que podem ser um sinal de câncer.  Cuidado pois existem falso-negativos ou falso-positivos com esse exame.
  • Retossigmoidoscopia flexível: este teste deveria ser feito a partir dos 50 anos (alguns já estão recomendando a partir dos 45 anos).  Se nada for descoberto poderá ser repetido no mínimo de 5 em 5 anos. O teste envolve a inserção de um tubo flexível, para visualização direta do reto e do sigmóide, que são regiões frequentemente comprometidas pelo câncer.  O paciente fará o exame sob sedação endovenosa.
  • Colonoscopia: esse exame inspeciona todo o intestino. É o exame mais completo para rastrear o câncer de cólon.  Também é feito sob sedação endovenosa ou anestesia (com doses muito pequenas e rápida recuperação).  Exige um preparo prévio cuidadoso, trabalhoso, pois exige o uso de laxantes e de uma dieta líquida. mas indispensável para um resultado adequado.   Discuta com seu médico qual a melhor opção para você.

Qualquer pessoa com um risco aumentado para câncer coloretal, especialmente aqueles com uma história de lesões suspeitas (ex.: pólipos) ou história familiar de câncer ou pólipos, necessita de monitoramento mais frequente e uma colonoscopia.

Fique atento.  Existem ainda muitos tabus em relação a esses exames.  Contudo, atualmente, qualquer pessoa bem informada sabe que eles salvam vidas e poupam muito sofrimento.

Saúde!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s