Escadas para a saúde

Se você não tem acesso a uma academia (faltou tempo? não tem dinheiro? mamãe não deixa? marido não gosta? esposa se queixa? namorada acha tempo perdido?) – não se preocupe!  Simplesmente suba escadas.   Subir ou descer escadas é, primariamente, uma atividade aeróbica – a melhor para queimar gorduras e dar um carinho no seu coração e no seu sistema circulatório.  De gorgeta você reforça a força nas pernas.  É o verdadeiro pernas para que te quero…  Vejamos como proceder:

  • Comece com cerca de 25 degraus da escada e, gradualmente, aumente sua escalada.
  • Dependendo de sua condição física ou de sua saúde comece bem lentamente. O importante é manter-se em atividade.
  • Considere como muito importante uma prévia avaliação cardiológica, inclusive com teste de esforço (ergometria).
  • Mantenha suas costas eretas ou levemente inclinadas para a frente.
  • Subir os degraus de dois em dois é um bom exercício para os grandes músculos, especialmente os principais músculos das coxas como os quadriceps (região anterior da coxa), e os glúteos (sim, vai fortalecer o bumbum)
  • Cuidado se  você tiver problemas de joelho, nesse caso terá que ser muito cauteloso e discutir previamente esse tipo de exercício com seu médico.
  • Cuidado se você tiver pernas muito curtas, pois esse tipo de exercício pode prejudicar sua região inguinal e músculos adutores da coxa.
  • Descer escadas também é um bom exercício.  Ele fortalece os músculos anteriores da coxa – quadriceps e, em alguma ponto também os músculos posteriores da coxa.
  • Seja cuidadoso para não prejudicar seu joelhos na descida pela escada. Se você descer as escadas em demasia ou descer uma grande rampa, poderá colocar um esforço excessivo nos joelhos ou prejudicar seu quadriceps. Contudo, com a prática acontecerá um progressivo fortalecimento do quadriceps e o dolorimento passará.
  • Para acelerar seu processo de adquirir aptidão física, alterne subidas de escada em velocidade moderada, com intervalos curtos de um ritmo mais veloz.

É sábio evitar elevadores e escadas rolantes.  Num estudo do departamento de saúde  da cidade de New York foram colocados sinais dizendo: “queime calorias, não eletricidade. Use as escadas.” Esse simples método aumentou, imediatamente o uso das escadas em 35%!  O efeito motivador se manteve, em graus variáveis, durante os nove meses que durou o estudo.

Se você quiser se manter motivado e, ao mesmo tempo, motivar seus semelhantes, peça permissão ao síndico de seu edifício, ou em seu trabalho e coloque letreiros, faixas com os dizeres acima citados.  Faça. Sua recompensa será um coração mais forte e melhores músculos.

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
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