Boceprevir – como se utiliza em pacientes “virgens” de tratamento

No tratamento da hepatite C, genótipo 1, em pacientes que nunca receberam tratamento prévio (“virgens”) para esse vírus, procede-se assim:

  • Começa-se com 4 semanas de tratamento somente com PEG+ribavirina. Os especialistas chamam essa fase de período de “lead-in”.
  • Após as 4 semanas iniciais, inicia-se o tratamento triplo: PEG-INF+ribavirina+boceprevir.
  • Pode ser utilizado uma terapia guiada pela resposta, que é uma tentativa de reduzir a duração do tratamento em situações especiais.
  • Se o paciente estiver com o vírus C indetectável (HCV-RNA indetectável) na semanas 8 e 24 de tratamento – poderia ser encurtado o tratamento.
  • Entretanto, se o paciente tiver cirrose é mais adequado (“aumenta a chance de destruir o vírus C”) manter o boceprevir por 48 semanas. O mesmo critério serve se ao final do “lead-in” a queda na carga viral for < 1 log. Pode ser recomendável fornecer também tratamento por 48 semanas para os pacientes negros.
  • Regra para encurtar o tratamento: se o vírus C estiver indetectável da semana 8 até a semana 24, pare o tratamento triplo na semana 28. Se isso não for alcançado, continue a terapia tripla até a semana 36 e então mantenha o PEG-inf+ribavirina até a semana48.
  • Regras de futilidade (define quando o tratamento não vai funcionar): 1) se a carga viral estiver maior ou igual a 100UI/ML na semana 12 – pare todos os três remédios. 2) se tiver carga viral detectável na semana 24 – pare todos os três remédios. As regras de futilidade são rigorosamente seguidas – o tratamento é interrompido pois não vai funcionar.

Esse é uma mensagem eminentemente técnica, mas para quem nunca tratou e vai iniciar um tratamento triplo, mostra o “mapa da mina”, que deverá ser seguido rigorosamente.

Sparvoli

 

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s