Diabetes – prevenção

O diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por níveis de glicose no sangue anormalmente elevados. A glicose é o açúcar que todas as células do corpo necessitam para produção de energia. A produção de glicose pelo fígado e o uso da glicose pelas células é regulado pela insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas.  No diabético ou o pâncreas não está produzindo insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou as células são resistentes à ação  da insulina (diabetes tipo 2). Em ambos casos, o resultado são níveis elevados de glicemia no sangue – a hiperglicemia, acompanhado pela eliminação de açúcar pela urina – glicosúria.  O diabetes está em acelerado aumento em todo o mundo!

A prevenção do diabetes é, obviamente, preferível ao seu tratamento.  O velho ditado: “é preferível prevenir do que remediar…” continua atualíssimo.  Os esforços para prevenir o diabetes tipo 2 são particularmente importantes nos indivíduos com maior risco de desenvolvê-lo – os obesos  ou com sobrepeso, aqueles que tem intolerância à glicose, os que tem história familiar de diabetes e aquelas que tiveram história de diabetes durante a gestação.

A principal estratégia para prevenção é uma combinação de dieta e exercícios. Ambos ajudam a obter e a manter a perda de peso.  O exercício físico melhora a resistência à insulina tornando os músculos e outros tecidos do corpo mais sensíveis à insulina.  Além disso, existem evidências científicas que uma dieta rica em fibras pode diminuir o risco de desenvolver o diabetes tipo 2.  Num amplo estudo científicos, encontrou-se que pessoas pré-diabéticas podem tomar medidas para evitar a evolução da doença:

  • dieta com redução nas calorias e diminuição nas gorduras nocivas (saturadas e trans): converse com seu médico ou com uma nutricionista.
  • 30 minutos de exercícios por dia. Realmente é tão pouco tempo por dia que é uma vergonha que todos não cumpramos esse requisito para saúde!
  • Perder peso!
  • Ter uma dieta rica em fibras – muitos legumes e verduras! Longa vida aos cereias integrais!
  • Pare de fumar – impressionante como esse vício tenebroso prejudica por todos os lados aonde  se olha!  Um estudo feito com mais de 21.000 indivíduos detectou que os fumantes de mais de 20 cigarros por dia tinham 70% mais chances de diabetes  quando comparados com ex-fumantes ou com aqueles que nunca fumaram.
  • Existem alguns remédios que também podem reduzir o risco de evolução para o diabetes como a metformina (redução de 31%) e o ramipril (redução de 30%) – converse com seu médico de confiança e veja se esses recursos se aplicam ao seu caso.

Saúde!

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
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