Álcool – caem as máscaras

A revista Veja de 11 de julho traz uma interessante e extensa reportagem sobre os males do álcool para os adolescentes. Descreve dados alarmantes, com vários números assustadores e, em muitas vezes, com a conivência de pais e parentes.  Na reportagem fica evidente que os pais consideram o consumo de álcool um “mal menor” e os adolescentes comentam que o discurso antiálcool é “puro moralismo”.

Bem, para a ignorância só existe um remédio – a informação. Vejamos alguns dados divulgados recentemente em Barcelona no “International Liver Congress”:

  • a doença hepática alcoólica é a principal causa de mortalidade hepática na Europa.  Supera a mortalidade provocada pelos vírus B e C.
  • o consumo de álcool é o responsável por 3,8% da mortalidade global!  Na Europa, o álcool é responsável por 6,5% de todas as mortes!  Os homens ainda são os mais prejudicados, mas devo dizer que as mulheres estão se esforçando para alcançá-los nessa corrida insana.
  • Entre os jovens, os dados são ainda mais aterradores: o álcool é responsável por mais de 10% e 25% da mortalidade de jovens mulheres e homens, respectivamente.
  • Levando tudo em consideração, o consumo de álcool se posiciona como a terceira causa de morte prematura e incapacidade física na União Européia, perdendo apenas para o tabagismo e a hipertensão arterial (“pressão alta”).
  • Estima-se que um aumento de 3% nos índices de desemprego resulte num aumento em 28% nas mortes relacionadas ao álcool.
  • Está bem demonstrado que o consumo per capita de álcool é fortemente correlacionado com a mortalidade por cirrose. Dito simplesmente, quanto mais álcool se consome por pessoa, mais se morre de cirrose.

Então, faça um brinde comigo: Saúde! Sem álcool…

Sparvoli

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Álcool – caem as máscaras

  1. Erlese diz:

    if you write more posts like it, i will be definitely following them.http://www.maladiretasegmentada.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s