Hepatite A – prevenção e tratamento

Tratamento:

Não há medicação específica. Quando necessário, usam-se remédios contra enjôo, dor e febre (sintomáticos).

Repouso estrito não é necessário, cabendo ao paciente respeitar os limites conforme sua tolerância.

Não cabem restrições alimentares, a comida pode ser normal, conforme a tolerância da pessoa. Deve-se evitar, no entanto, o consumo de álcool e de qualquer medicações sem orientação médica.

Certas pessoas, devido ao mal estar e à náusea, não conseguem manter uma ingestão mínima de água e alimentos, necessitando de hidratação intravenosa (soro) e, por vezes, alguns dias de internação hospitalar.

Prevenindo a transmissão

Como não existe tratamento específico, o melhor – como sempre – é prevenir:

A medida mais importante para evitar a transmissão da hepatite A é lavar as mãos de forma adequada e sempre seguir estas instruções simples:

  1. Molhe as mãos em água corrente quente.
  2. Passe o sabonete.
  3. Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos e ensaboe também partes expostas dos braços.
  4. Limpe a região entre os dedos e sob as unhas.
  5. Enxágue abundantemente as mãos para remover todo o sabonete.
  6. Seque as mãos.

Sempre lave bem as mãos após ir ao banheiro ou manusear materiais que possam estar contaminados pelo vírus da hepatite A (inclusive fraldas sujas) e antes de manusear os alimentos.

  • Lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;
  • Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e carne de porco;
  • Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
  • Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto a céu aberto;
  • Evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios, para não comprometer o lençol d’água que alimenta o poço. Deve-se respeitar, por medidas de segurança, a distância mínima de 15 metros entre o poço e a fossa do tipo seca.
  • Caso haja algum doente com hepatite A em casa, utilizar hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária ao lavar o banheiro.
  • Para tratar a água, basta ferver ou colocar duas gotas de hipoclorito de sódio em um litro de água, 30 minutos antes de bebê-la, deixando o recipiente tampado para que o hipoclorito atue, tornando a água potável para o consumo. Na ausência de hipoclorito de sódio,  prepare-se  solução caseira com uma colher das de sopa de água sanitária a 2,5% (sem alvejante), diluída em um litro de água.

Importante: sempre o uso de água tratada ou fervida para fins alimentares, além de seguir recomendações quanto a proibição de banhos em locais com água contaminada e o uso de desinfetantes em piscinas.

Indivíduos expostos ao vírus da Hepatite A, há menos de 15 dias e ainda sem sintomas, podem ser tratados com injeção de anticorpos (imunoglobulina), tentando prevenir ou amenizar a doença.

O Sistema Único de Saúde disponibiliza vacina específica contra o vírus da hepatite A. Mas esta vacina só está disponível em situações especiais, como em pessoas com outras doenças crônicas no fígado (ex. hepatite C) ou que fizeram transplante de medula óssea.  A vacina é bem tolerada, sendo raros os eventos adversos significativos. São necessárias duas doses da vacina, com intervalo de 60 dias entre as aplicações.

Prevenção é o caminho, meu irmão!

Sparvoli

About these ads

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s