Pneumonia

A pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões. Ela pode ser causada por vários microorganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos.

Esta doença é muito freqüente e afeta pessoas de todas as idades. Muitas destas, anualmente, morrem por pneumonia.

Lembre-se que, normalmente, as vias respiratórias (incluindo os pulmões) têm mecanismos eficazes de proteção contra infecções por microorganismos. O primeiro deles ocorre no nariz, onde grandes partículas são filtradas, evitando a chegada aos pulmões para causar infecções. As partículas pequenas, quando são inaladas pelas vias respiratórias (que levam ar até os pulmões), são combatidas por mecanismos reflexos. Dentre estes estão o reflexo do espirro, do pigarro e da tosse, que expulsam as partículas invasoras, evitando as pneumonias.

Os fumantes, têm mais infecções respiratórias do que os não-fumantes. Do mesmo modo, pessoas já debilitadas por outras doenças, como insuficiência cardíaca,  alcoolismo (“olha ele de novo gente“) ou diabetes, também apresentam maiores riscos. A lesão que o vírus da gripe provoca no sistema respiratório também favorece a  invasão de bactérias.

Os sintomas mais comuns da pneumonia são febre de 39°C a 40°C, suor frio, calafrios, respiração rápida e curta, tosse com catarro amarelo ou esverdeado. Em alguns tipos de pneumonia, a tosse pode vir seca ou sem catarro, dores no peito ou no tórax (“dor em pontada“) além de problemas para respirar, diarreias, vômitos, náuseas e fadiga. Sintomas mais graves podem incluir: cianose (“ficar roxo, azulado”), diminuição de sede, convulsões, vômitos persistentes, ou uma diminuição do nível de consciência.

A história do paciente, o exame físico feito pelo médico e o Rx de tórax habitualmente são suficientes para o diagnóstico.

A pneumonia bacteriana deverá ser tratada com antibióticos. Cada caso é avaliado individualmente e se definirá, além do tipo de antibiótico, se há ou não necessidade de internação.

Saúde!

Sparvoli

About these ads

Sobre Antonio Sparvoli

Médico. Gastroenterologista. Mestrado e Doutorado. Professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rio Grande.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s